PERFIL DOS EDUCADORES ESPECIALIZADOS EM ATENDIMENTO A ALUNOS COM UMA OU MAIS DEFICIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE IPORÁ-GO
Palavras-chave:
Diversidade; Educação inclusiva; Experiência educacional.Resumo
Por compreender que a escola precisa entender a diversidade dos alunos e agir na defesa de seus direitos à integração de forma a promover uma reforma que torne possível uma educação de qualidade para todos, sem nenhum tipo de exclusão, propusemos a realização desta pesquisa de campo, com o intuito de conhecer o perfil dos profissionais da educação que tem atuado no Atendimento Educacional Especializado dos alunos com uma ou mais deficiências na rede municipal do município de Iporá. Os métodos e as técnicas empregados na realização desta pesquisa foram baseados na pesquisa documental de fonte primária, através do uso de documentos oficiais e de fonte secundária baseada na pesquisa bibliográfica. A coleta de dados utilizou-se a observação direta extensiva a partir da aplicação de um questionário. Este instrumento foi respondido por professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais em escolas da rede municipal de Iporá. A partir da análise dos resultados percebe-se que as professoras têm uma vasta experiência na área da educação, tendo a maioria delas também tempo considerável de atuação na educação inclusiva. Notou-se que o sentimento da maioria é por mais cursos dentro da área da educação inclusiva que venham de encontro com suas necessidades diárias e que colaborem na execução de sua proposta pedagógica diante das diversas deficiências.