A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daniela Soares UNIPORA

Resumo

RESUMO: O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental é uma etapa que merece a atenção de toda a comunidade na qual a criança está inserida, essencialmente a escolar no sentido de facilitar a adaptação das crianças a essas mudanças nas etapas educacionais. O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de transição de crianças da educação infantil para o ensino fundamental, elencando as diferenças e mudanças recorrentes de cada fase em específico e da passagem de uma fase para a outra. Apoiada em fontes e estudos de: Mello (2022); Pereira (2021) e Mello (2018). Na revisão bibliográfica foram abordados aspectos entorno da educação infantil propriamente dita e características. Também foi abordado a etapa do ensino fundamental elencando suas características. Ainda, foi relatado o processo de transição de uma fase para a outra deixando evidente aspectos entorno da criança, da fase de educação e as instituições escolares atuantes no ensino e aprendizagem, bem como uma entidade prestadora de auxílio e suporte. Sendo assim, é fundamental considerar que as duas fases devem estar ligadas e deve-se compreender que mesmo quando as crianças ingressam na escola primária, ainda são crianças e suas especificidades precisam ser compreendidas.

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Soares, D. (2024). A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Inovação & Sociedade, 6(3). Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/148