A ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR AO TRABALHAR COM EJA

Autores

  • Daniela Soares UNIPORA

Resumo

RESUMO: A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é marcada por uma série de eventos ao longo dos anos, estando intimamente ligada às políticas que definiram os diferentes períodos da história do país. Com isso, caracteriza como uma forma de ensino voltada para aqueles que não foram privilegiados com a oportunidade de receber uma educação adequada durante sua infância ou que a receberam de forma insuficiente, resultando em uma lacuna nos conhecimentos fundamentais. O presente trabalho tem como objetivo central abordar a EJA assim como a formação dos professores que atuam nessa área. Utilizando autores como: Cruz (2018); Vieira (2016); Fernandes; Gomes (2015). Na revisão bibliográfica foram abordados conceitos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos em suas diferentes interfaces, perpassando desde a história da educação, a EJA, seu conceito e características, os desafios e dificuldades, motivos pelos quais essa população não teve acesso ao processo educativo, até a atuação e formação do professor para trabalhar com esse público. Por isso, evidencia assim, que a formação continuada para professores é uma oportunidade de suprir as falhas frequentes da formação acadêmica.Entende-se, assim, a relevância da formação contínua para os professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA), não só no que diz respeito à aprendizagem de métodos e recursos de ensino, mas também na importância de preparar os professores para enfrentar os desafios encontrados na prática profissional, capacitando-os a lidar com a realidade de muitos jovens e adultos que entram na EJA.

 

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Soares, D. (2024). A ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR AO TRABALHAR COM EJA. Revista Inovação & Sociedade, 6(3). Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/153