GRAFISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daniela Soares UNIPORA

Palavras-chave:

Grafismo. Crianças. Educação. Comunicação.

Resumo

RESUMO: O grafismo infantil é um tipo de linguagem que a criança utiliza para se comunicar e se expressar. Através dos rabiscos, das linhas, desenhos e tracejados, ela externaliza sua imaginação, seus pensamentos, desejos, angústias e sentimentos. Esse, é um comportamento natural das crianças, desde quando elas nascem, elas são capazes de fazê-los. O presente trabalho tem como objetivo principal compreender o emaranhado de significados por trás de um grafismo infantil na educação. Esse artigo tem como baseprincipal de pesquisa a revisão bibliográfica, com a finalidade de aprofundar o conhecimento acerca do tema, foram utilizados autores como: Luquet (1969), Lowenfeld (1976), Leão, Paloma (2022); Teixeira (2007); Alves (2014). Na revisão bibliográfica foram abordados teorias e conceitos e sobre todo o processo de desenvolvimento do grafismo infantil, assim como as fases, o trabalho da equipe educacional, incluindo os pedagogos e professores, que são os profissionais que lidam diariamente com essa criança no ambiente escolar, onde, muitas vezes são esses profissionais que conseguem identificar possíveis situações que a criança está sendo submetida, envolvendo o seu contexto social, família e suas relações. Pelo fato da criança ser um  indivíduo em construção, o seu grafismo carrega aspectos conscientes e inconscientes, por isso, a interpretação do grafismo infantil, por parte da equipe não será feita de maneira isolada, é preciso levar em consideração toda a integridade da criança.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Soares, D. (2024). GRAFISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Inovação & Sociedade, 6(3). Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/154

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.