A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Família. Escola. Alfabetização.Resumo
RESUMO: As relações e interações entre família, escola e crianças possuem uma forte influência no desenvolvimento da alfabetização infantil, pois, é notável que a interação entre família e escola mostra-se muito positiva para o desenvolvimento psicoeducacional das crianças, haja vista que permite não só maior desempenho social e desempenho acadêmico em sala de aula, competência docente, mas também apoio familiar, visto que as relações familiares têm um enorme impacto na vida das crianças, principalmente no que envolve seu comportamento. O presente estudo tem a finalidade de compreender a relação da família no processo de alfabetização das crianças, assim como, essa instituição pode influenciar as atividades pedagógicas. Tendo como base principal a revisão bibliográfica do tema, com a finalidade de aprofundar o conhecimento acerca da temática, foram utilizados autores como: Oliveira; Marinho-Araújo (2010); Araújo; Veras; Teles (2018); Altmayer et. al. (2012). Na revisão bibliográfica foram abordados aspectos a respeita da família, da escola, do processo de alfabetização e a influência que a família exerce na educação e na alfabetização dessas crianças, sendo ela positiva ou não. Dessa forma, entende-se que o processo de alfabetização, leitura e escrita infantil é complexo e multifacetado, pois envolve e é influenciado por diversos fatores como questões emocionais, socioeconômicas e culturais. Sendo assim, é fundamental os pais acompanharem e apoiar as crianças durante esse processo, sendo eles, considerados um dos principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso geral da aprendizagem e educação de uma criança.