REFLEXOS DA HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Escola. Homossexualidade. Homofobia. Reflexos.Resumo
RESUMO
As questões referentes à homofobia são consideradas significativas e de grande importância, principalmente ao se considerar que são recorrentes as agressões e até mesmo crimes cometidos contra a população LGBT (L:Lésbicas, G:Gays, B:Bissexuais, T:Transgênero, Q:Quer, A:Assexual, +:Identidade de gênero, cis-heteromartivo. Considera-se que a homofobia seja uma violência que não se contém em um espaço apenas, mas de forma alarmante ocupa os espaços sociais, bem como os locais nos quais a diversidade deveria ser respeitada e difundida como ocorre nas escolas. Diante dessa realidade que ainda se impõe na contemporaneidade, o presente estudo tem como temática a homofobia e visa responder à seguinte questão: como a homofobia se reflete no contexto escolar? A hipótese é de que a escola reproduz e permite reproduzir o discurso sexista da heteronormatividade e isso faz com que a homofobia ganhe espaço. O objetivo central do estudo foi analisar a literatura que discorre sobre a homofobia, visando compreender como esta afeta o contexto escolar. Não obstante, os objetivos específicos foram: analisar o conceito de homofobia; pontuar a educação enquanto direito de todos; compreender os reflexos da homofobia no contexto escolar. Por meio da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, o estudo foi realizado, tendo como base as pesquisas encontradas em sites como o Google Acadêmico, Scielo, PubMed e Lilacs. Dentre os autores utilizados, cita-se os estudos de Santos (2016), Maia (2019), Louro (2014; 2019), Lima (2015) e Costa (2018) que dentre outros, tratam da diversidade sexual, homofobia e seus reflexos no contexto escolar.