A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daniela Soares UNIPORA

Palavras-chave:

Educação. Música. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Resumo

RESUMO: Nos últimos anos, a educação infantil desenvolveu novos conceitos no que diz respeito à educação e ao cuidado das crianças nas instituições de ensino do país. O presente artigo tem por finalidade abordar a música na educação infantil, destacando os benefícios do uso da música e sua contribuição para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Onde, tem-se como base principal a revisão bibliográfica, visando aprofundar o conhecimento sobre o tema, utilizando autores como: Rocha & Marques (2021); Conceição & Andrade (2017), e Silva & Lopes (2020). Assim, na fundamentação teórica foram abordados informações acerca da educação infantil e seu surgimento, também a música enquanto aspecto lúdico na educação, e ainda, foi realizado uma relação entre a educação infantil e o processo de ensino-aprendizagem utilizando-se da música enquanto prática pedagógica, evidenciando seus benefícios. Considerando a música como uma obra de arte situada no contexto da infância, é importante explorar todas as contribuições desta abordagem para discussões e conversas tendo a música como tema central, especialmente porque oferece inovação metodológica condizentes com a ludicidade. A utilização da música como estímulo para promover a aprendizagem é uma ferramenta metodológica que não só fortalece as emoções internas que influenciam o desenvolvimento da criança, mas também injeta conhecimento e prática na experiência do aluno.

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Soares, D. (2024). A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Inovação & Sociedade, 6(3). Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/155

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