Levantamento das alternativas pedagógicas dos docentes no ensino de biologia em tempo de pandemia na cidade de Iporá Goiás

Autores

  • Cláudia Ribeiro de Lima

Resumo

  INTRODUÇÃO

 

            O ano de 2020 deixará uma marca profunda na vida do Brasil e do mundo, graças a um vírus respiratório chamado SARS-CoV-2, que é derivado do Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (coronavírus 2). Sigla para o termo Severe Acute Respiratory Syndrome (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que causa uma doença inflamatória denominada doença do coronavírus 2019 (COVID-19), nomeada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (ALVES et al., 2020 ano). A pandemia do COVID-19 tem causado ansiedade e diferentes tipos de sentimentos e emoções em grande parte da população mundial, independentemente de qual classe social ou cultural o indivíduo pertença. (BORBA 2020).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciada em 9 de março de 2020, a COVID-19 é uma doença infecciosa causada por um vírus que se espalha em humanos, principalmente por pessoas que são contaminadas por espirros, falas ou gotículas produzidas ao tossir. Dois dias depois, a Organização Mundial da Saúde informou que o COVID-19 havia sido caracterizado como uma pandemia, pois mais de 118.000 pessoas haviam sido infectadas em 114 territórios em vários países na época, com 4.291 mortes pelo coronavírus (OMS, 2020).

Nesse contexto, a principal forma de prevenção seria conter a proliferação do vírus, com as medidas básicas de higiene: lavagem das mãos e aplicação de álcool em gel, o uso de máscara e isolamento social. Através da medida de segurança determinada pelos orgãos de saúde, as escolas de todo país suspenderam as aulas presenciais. Para garantir as atividades letivas, as escolas recorram ao desenvolvimento de atividades remotas, intensificando o uso das plataformas digitais e adotando o Ensino Remoto Assistencial (ERA).

Diante de todas as catástrofes ocasionadas por essa pandemia de 2020, a área educacional no Brasil tem sofrido bastantes consequências com a paralisação do ensino presencial em todas as escolas. Situação que interfere na aprendizagem, desejos, sonhos e perspectivas de muitos discentes, provocando um sentimento de adiamento de todos os planos no contexto educacional. Vale destacar que essa mudança gerou uma interferência na vida familiar de todos os parentes, variações de rotinas trabalho e ocupações (MÉDICI; TATTO; LEAO, 2020).

Na medida em que a educação se depara com dificuldades e desafios devido às medidas de segurança (uso de máscaras, isolamento social e uso de álcool), esta teve como alternativa a utilização de aulas online, com auxílio de diversas plataformas  digitais (PEREIRA E SILVA, 2018, TONON et al., 2020).

Nesse contexto, professores precisaram se ajustar e refletir sobre metodologias de ensino, sistemas adequados de avaliação e interação entre professor e aluno para tornar a aula a distância interessante e prazerosa, proporcionar uma comunicação eficiente e fortalecer a aprendizagem.

Assim, nas aulas online há uma forte tendência para que os professores explorem e busquem metodologias que centralizem o aluno no processo educativo tornando a aprendizagem significativa e mantendo os estudantes engajados.

Esta pesquisa irá contribuir para compreender e analisar a partir da fala dos professores quais estratégias e metodologias estão sendo adotadas no atual cenário da educação frente a pandemia do COVID-19.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Ribeiro de Lima, C. (2024). Levantamento das alternativas pedagógicas dos docentes no ensino de biologia em tempo de pandemia na cidade de Iporá Goiás. Revista Inovação & Sociedade, 5(2), 100. Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/139

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Bem-Estar