PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: DA INFÂNCIA ATÉ A ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Claudia Ribeiro Faculdade de Iporá - FAI
  • Alyne Flávia Reis Faculdade de Iporá - FAI
  • Daniela Soares Rodrigues Faculdade de Iporá - FAI
  • Carla Rodrigues Cunha Faculdade de Iporá - FAI
  • Francielle Moreira Rodrigues Faculdade de Iporá - FAI
  • Stefânia Poliana de Lima Alves Faculdade de Iporá - FAI
  • Vanessa Grabriela Gonzales Marques Faculdade de Iporá - FAI
  • Diego César Marques Faculdade de Iporá - FAI

Palavras-chave:

Adolescentes. , Comportamento. , Crianças. , Desenvolvimento humano.

Resumo

RESUMO

O desenvolvimento humano diz respeito às transformações individuais que ocorrem no biopsicossocial e se estendem ao hormonal, principalmente em relação à transição da infância para a adolescência. O objetivo deste trabalho é descrever e identificar aspectos do desenvolvimento humano, abordando o desenvolvimento infantil até a adolescência, compreender as principais teorias do desenvolvimento humano (Freud, Piaget e Vygotski) e relacionar os fatores de desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo é uma revisão de literatura, conforme utilizado por Santos e Teixeira (2019) e Sampaio e Mancini (2007), que visa: a contextualização e análise do que há na literatura, apresentando um resumo dos dados disponíveis, a fim de sintetizar as informações. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: SciELO e Google Acadêmico, buscando artigos sobre a atuação do psicólogo no desenvolvimento de crianças e adolescentes entre os anos 2015-2021. A busca  foi realizada utilizando os termos: desenvolvimento infantil, psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento, adolescente.

Palavras-chave: Adolescentes. Comportamento. Crianças. Desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Alyne Flávia Reis , Faculdade de Iporá - FAI

 Graduando em Psicologia pela Faculdade de Iporá, GO.

Daniela Soares Rodrigues , Faculdade de Iporá - FAI

Orientador, Graduado em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO, e Pós Graduado em Docência Universitária pela Faculdade de Iporá.

Carla Rodrigues Cunha, Faculdade de Iporá - FAI

Graduada em Ciências Biológicas-UEG

Especialista em tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Industriais.

Francielle Moreira Rodrigues, Faculdade de Iporá - FAI

Graduada em Enfermagem

Mestre em Ciências da Saúde

Coordenadora Curso Enfermagem Faculdade Iporá-FAI

Stefânia Poliana de Lima Alves, Faculdade de Iporá - FAI

Graduada em Administração com habilitação em Marketing- Faculdade de iporá- FAI

Especialista em Gestão Empresarial- Faculdade de iporá- FAI

Mestre em Ecologia e Produção Sustentável- Pontifíca Universidade Católica de Goiás

Vanessa Grabriela Gonzales Marques, Faculdade de Iporá - FAI

Graduada em Odontologia- Faculdade de Medicina São José do Rio Preto

Mestre em Ciências da Saúde-Faculdade de Medicina São José do Rio Preto

Especialista em Implante-Faculdade de Medicina São José do Rio Preto

 

Diego César Marques, Faculdade de Iporá - FAI

Graduado em Odontologia

 

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Ribeiro, C., Flávia Reis , A., Soares Rodrigues , D., Rodrigues Cunha, C., Moreira Rodrigues, F., Poliana de Lima Alves, S., … Marques, D. C. (2023). PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: DA INFÂNCIA ATÉ A ADOLESCÊNCIA. Revista Inovação & Sociedade, 3(1), 49–64. Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/27

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Bem-Estar

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.