A PSICOPEDAGOGIA ATUANDO EM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Autores

  • Cláudia Ribeiro de Lima
  • Thálytta Tavares Pains Uniporá
  • Daniela Soares Rodrigues Uniporá
  • Ana Cláudia Faria de Lima Uniporá
  • Francielle Moreira Rodrigues
  • Gilvan Silva Caldeiras Uniporá
  • Pedro Vinicius Barreto Souza Uniporá
  • Vania Gomes Cardoso
  • Vilma Maria Soares Rodrigues Uniporá

Resumo

RESUMO: As organizações não governamentais (ONGs) são ambientes de educação não formal, que, não possui fins lucrativos, proporcionando oportunidades de crescimento para aqueles que se envolvem com elas. Nas últimas décadas, as práticas de educação não formal têm sido implementadas principalmente por ONG e entidades do terceiro setor para abordar processos de exclusão/inclusão social entre crianças e adolescentes, onde nota-se um tipo de movimento pedagógico. Nesse sentido, o presente artigo tem por principal finalidade abordar a atuação da psicopedagogia nas organizações não governamentais assim como as inúmeras situações de vulnerabilidade social existentes. Tendo como principais autores: Alencar (2013); Ferreira (2019); Silveira (2019) e Tavares; Dias; Araújo (2016). Assim, na fundamentação teórica foram abordadas informações acerca da definição das ONG’s, trazendo também conceitos a respeito da psicopedagogia; além de abordar como a vulnerabilidade social afeta o processo de alfabetização e aprendizagem, assim como as possíveis consequências da falta de acesso à uma educação de qualidade, e ainda, foi abordado a atuação da psicopedagogia nesse contexto Portanto, ter em conta a vulnerabilidade social na educação é essencial para compreender como vivem e aprendem as crianças desfavorecidas, além de ainda, mostrar-se importante destacar que o profissional de psicopedagogia oferece suporte para solucionar problemas e dificuldades de aprendizagem, com foco no aluno e em seu ambiente sociocultural. 

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Ribeiro de Lima, C., Thálytta Tavares Pains, Daniela Soares Rodrigues, Ana Cláudia Faria de Lima, Francielle Moreira Rodrigues, Gilvan Silva Caldeiras, … Vilma Maria Soares Rodrigues. (2024). A PSICOPEDAGOGIA ATUANDO EM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. Revista Inovação & Sociedade, 6(3). Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/160