CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daniela Soares UNIPORA

Palavras-chave:

Contos de fadas. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil. Personalidade.

Resumo

Resumo: O presente trabalho trata-se de averiguar as contribuições dos contos de fadas no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil, partindo da hipótese de tais expedientes pedagógicos cooperarem de forma significante e expressiva para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Dessa forma o objetivo geral a ser tratado na pesquisa tem como propósito demostrar a relevância dos contos de fadas no procedimento de aprendizagem das crianças da Educação Infantil, estudar a evolução dos contos e suas contribuições na formação da personalidade das crianças. Para conclusão da pesquisa foi efetivada uma revisão bibliográfica, embasada em autores como: Bettelhein, Corso e Machado. Os resultados obtidos através da pesquisa beneficiaram a sondagem da valorização das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem. Sendo que estas permitem o docente tornar a aprendizagem mais motivadora, significativa e prazerosa, propiciando aos educandos as condições necessárias para seu desenvolvimento cognitivo. Portanto evidenciou-se com a presente pesquisa que os contos de fadas são fontes históricas, e narrativas que foram modeladas ao longo do tempo para unificar certos entendimentos em sociedade. No intuito de modelar os conhecimentos da realidade para o mundo da ilusão, e o mundo da realidade para as crianças.  

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Soares, D. (2024). CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Inovação & Sociedade, 6(3). Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/158

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