ESCREVER NA QUARENTENA:

INDÍCIOS DE HETEROGENEIDADE E OS MODOS DE EMERGÊNCIA DO SUJEITO

Autores

  • Willian Mainardes Waiga

Palavras-chave:

Pandemia, Aquisição de linguagem, Escrita

Resumo

Uma situação excepcional instaurou-se no mundo todo em função de uma pandemia global,
compelindo diversos setores da sociedade a alterarem seu modo ordinário de funcionamento, inclusive, o setor
educacional. Por decisão do MEC – Ministério da Educação decidiu-se pela suspensão das atividades escolares,
em seguida, as instituições escolares de todo o país se viram impelidas a adotar a modalidade não presencial de
ensino. A despeito de toda a problemática que circunda o ensino remoto emergencial, este trabalho objetiva
discutir uma relação que se dá na/pela escrita, no tocante ao ensino/aprendizagem da escrita nas séries iniciais,
em contexto de ensino remoto emergencial, o qual adquire contornos absolutamente distintos dos de um EAD,
dada à precariedade do status do “emergencial”. A partir de uma perspectiva interacionista na Aquisição de
Linguagem, pretendemos analisar textos produzidos por alunos de 4º e 5º anos de uma Escola Municipal do
Paraná. O corpus deverá se constituir de cerca de dez textos produzidos pelos alunos em ambiente doméstico sob
a supervisão dos pais. Tendo como base a concepção dialógica da linguagem, buscamos depreender indícios de
heterogeneidade e modos de inscrição da subjetividade à luz da análise enunciativo-discursiva. A metodologia
adotada consiste de pesquisa predominantemente qualitativa do tipo documental. Os resultados, ainda em fase de
desenvolvimento, apontam para a autonomia da equipe escolar frente ao desastre, o que possibilitou que os
textos em análise pudessem ter sido produzidos.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

Waiga, W. M. (2020). ESCREVER NA QUARENTENA:: INDÍCIOS DE HETEROGENEIDADE E OS MODOS DE EMERGÊNCIA DO SUJEITO. Revista Inovação & Sociedade, 1(1), 59–65. Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/17

Edição

Seção

Sociedade e Educação

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