Carneiro Hidráulico: solução viável no bombeamento de água em propriedades rurais variação térmica no interior de sala de aula empregando tecnologias alternativas
Palavras-chave:
Insegurança energética, pequenos produtores, menor custo.Resumo
Gonçalves RIA, Oliveira GC, Reis LGB3, Almeida SS4, Almeida LLS5, Ponciano IM6
Introdução: O primeiro registro de uso do carneiro hidráulico, de que se tem material documentado, data de 1775 e foi desenvolvido por Whitehurst. Em 1797 Montgolfier melhorou o modelo de equipamento idealizado por seu antecessor, tornando o carneiro hidráulico automático para o bombeamento de água. Idealizado para aplicações no meio rural, o carneiro hidráulico vem apresentando-se como uma solução alternativa viável à indisponibilidade de energia elétrica e com alto impacto na propriedade rural. Materiais e Métodos: Foi desenvolvido um carneiro hidráulico de garrafa PET com custo de cerca de 170,00 R$. O equipamento equivalente de ferro galvanizado custa de 1.000,00 a 2.800,00 R$. A fim de exemplificar o funcionamento foi construído um reservatório, uma adutora de alimentação que direcionará a água para o referido equipamento que por sua vez transformará a energia cinética da água em energia de pressão no interior do equipamento que utilizará essa sobrepressão para bombear a água a um reservatório superior Resultados e Discussões: O equipamento é capaz de promover uma vazão de recalque de 6 L.min-1, considerando: altura de recalque de 5 metros, vazão de acionamento de 22,11 L.min-1, altura de queda de 2,4 m e rendimento entre 50 e 60 %.
Considerações Finais: O carneiro hidráulico alternativo é uma ferramenta de fácil construção que pode auxiliar o pequeno produtor rural a obter água sem gastos com vultuosos com aquisição de motores elétricos e energia elétrica. Referências: CARARO, D., DAMASCENO, F., GRIFFANTE, G., ALVARENGA, L. Características construtivas de um carneiro hidráulico com materiais alternativos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.11, n. 4, p. 349–354, 2007.