O USO DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM TEA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO

Autores

  • Daniela Soares UNIPORA

Palavras-chave:

Escola. Educação. Lúdico. TEA

Resumo

RESUMO: A educação infantil é um assunto desafiador e repleto de dificuldades, principalmente quando se refere à alunos com TEA nas salas de aulas. Desempenhar o papel de professor exige dos profissionais competências específicas que vão além da formação especializada. O trabalho lúdico com um aluno com autismo visa integrá-lo socialmente ao ambiente escolar e facilitar os processos de ensino e aprendizagem. Portanto, nesse sentido, a prática pedagógica aos alunos autistas da Educação Infantil necessita de métodos e estratégias que vão de encontro a estimulação e desenvolvimento do ensino-aprendizagem, respeitando as suas dificuldades e limitações. O presente artigo tem por finalidade abordar a utilização do lúdico para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar e pedagógico. Utilizando autores como Cordovil (2016); Bispo; Rodrigues; Santos, (2021) e Silva (2021). Na fundamentação teórica desse artigo, foram abordados o conceito de lúdico, que trouxe ideias de diferentes autores acerca da problemática, também foi abordado o TEA em diferentes vertentes: conceito, diagnóstico, sinais, sintomas, níveis de suporte e o transtorno no ambiente escolar. Assim como, também foi abordado a utilização do lúdico nas práticas pedagógicas, evidenciando as formas e estratégias para tal. Com isso, o lúdico tem um importante papel no que tange o processo de ensino-aprendizagem das crianças, por meio dele, pode-se perceber uma melhor construção do desenvolvimento global, permitindo que a criança tenha uma visão de mundo mais realista.

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

Soares, D. (2024). O USO DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM TEA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO. Revista Inovação & Sociedade, 6(3). Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/147

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