INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Cláudia Ribeiro de Lima Faculdade de Iporá -FAI
  • Jaquelinne de Sousa Silva Ferreira Faculdade de Iporá -FAI
  • Daniela Soares Rodrigues Faculdade de Iporá -FAI
  • Cleusa Joana de Lima Martins Faculdade de Iporá -FAI
  • Ana Cláudia de Faria Lima Faculdade de Iporá -FAI
  • Bianca Christofoli Freitas Queiroz Faculdade de Iporá -FAI
  • Eloíza Romeiro Cunha Faculdade de Iporá -FAI
  • Kaio José Silva Maluf Franco Faculdade de Iporá -FAI
  • Tales Gabriel Barros e Bittencourt Faculdade de Iporá -FAI
  • Márcio Marino Navas Filho Faculdade de Iporá -FAI
  • Vânia Gomes Cardoso Faculdade de Iporá -FAI

Palavras-chave:

Emoções; Desenvolvimento pessoal; Vida social.

Resumo

A inteligência emocional (IE) é fruto de pesquisas sobre como as emoções refletem no jeito que o ser humano pensa e se comporta, esses estudos tiveram início nos anos noventa com Mayer, DiPaolo e Salovey. Mas foi o psicólogo norte americano Daniel Goleman que trouxe mais evidência ao tema quando escreveu o livro’’ inteligência emocional’’. A IE constitui-se em uma série de atributos adquiridos e desenvolvidos no caráter humano que facilita sua forma de pensar de modo que o indivíduo desenvolve a capacidade de usar suas emoções a seu favor, favorecendo a sua vida pessoal, social e profissional. Este artigo vai abordar a IE no contexto organizacional. Chiavenato em seus estudos propõe que certos atributos adquiridos através da IE podem gerar não só saúde física e emocional para o colaborador, mas rendimentos monetários para as organizações. Por isso as instituições de trabalho têm investido cada vez mais para que seus colaboradores desenvolvam a IE. Este trabalho é uma revisão bibliográfica qualitativa e objetiva esclarecer o que é IE e como desenvolve-la e evidenciar seus benefícios dentro da organização.

 

Downloads

Publicado

2023-11-13 — Atualizado em 2023-11-15

Como Citar

Ribeiro de Lima, C., de Sousa Silva Ferreira, J., Soares Rodrigues, D., de Lima Martins, C. J., de Faria Lima, A. C., Freitas Queiroz, B. C., … Gomes Cardoso, V. (2023). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Revista Inovação & Sociedade, 3(2). Recuperado de https://revista.unipora.edu.br/index.php/ies/article/view/46

Edição

Seção

Empreendedorismo E Desenvolvimento

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.